Cláudia Horta

Instagram Marketing Simples – 10 canais para transformar desconhecidos em clientes felizes

Índice do Artigo

(Tempo de Leitura: 9 minutos)

Se não estás a fazer Marketing no Instagram podes estar a deitar dinheiro fora todos os dias!

Esta Rede Social é uma das mais poderosas ferramentas de Marketing que tens ao teu dispor.

Sabias que, mesmo que estejas a começar do zero, podes alcançar milhares de contas por dia, de forma totalmente gratuita?

Esta é uma oportunidade real, que nunca existiu na história da Internet e que não vai durar para sempre!

Quem não está a usar o Instagram para o seu Negócio está a perder um potencial incrível de atrair novos seguidores e, claro, de os converter em clientes.

Hoje em dia, o Instagram é muito mais do que um novo canal de divulgação para o teu Negócio. Esta Rede Social cresceu e transformou-se numa plataforma multicanal onde podes atrair seguidores, angariar fãs e converter novos clientes!

Neste artigo vamos abordar um aspecto importantíssimo do Instagram Marketing. Vais ficar a conhecer os 10 canais de comunicação que podes utilizar dentro desta Rede Social para transformar desconhecidos em clientes felizes e vais como podes utilizar cada um deles para tirar o máximo de partido da tua conta.

No final vais-te sentir uma autêntica especialista em Instagram Marketing!

O Instagram é uma das mais importantes plataformas de Marketing

O relatório Digital 2021: Portugal dá 7,8 milhões como sendo o número de utilizadores activos das redes sociais no nosso País.

Em Portugal estima-se que 75% dos utilizadores da Internet utilizam o Instagram.

O Instagrma tem mais de mil milhões utilizadores activos mensais em todo o Mundo.

Em resumo… é muita gente a usar o Instagram!

Mas o Instagram seria apenas mais uma entre as muitas Redes Sociais que existem, se não fosse um pormenor que está a explodir a entrega de conteúdos mesmo para contas acabadas de criar! Em Agosto de 2020 chegou a Portugal uma nova ferramenta dentro do Instagram, e é devido a ela que estás a ler este texto!

Estou a falar, claro, dos Instagram Reels, o formato de vídeo curto copiado do Tik Tok e  que continua, até hoje (escrevo em Julho de 2021) a ser o favorito do algoritmo do Instagram! O alcance dos Reels é completamente inacreditável! Eu própria fiquei siderada quando comecei a publicar Reels. O meu terceiro vídeo teve um alcance equivalente a 40 vezes o número de seguidores da minha conta! E isto numa conta acabada de criar!

Isto é uma oportunidade que não pode ser ignorada por ninguém que leve a sério o seu negócio:

 

Marketing no Instagram

Mas não adianta criar um perfil e fazer umas publicações à toa. Mesmo com o maior alcance do Mundo, este não se transforma magicamente em vendas. Continua a ser preciso um sistema de Marketing que transforme desconhecidos em clientes felizes. É preciso respeitar as várias etapas desse caminho:

  1. Atracção – de desconhecido a seguidor;
  2. Nutrição – de seguidor a fã;
  3. Conversão – de fã a cliente.

 

O maior erro das empreendedoras iniciantes é pensarem que basta publicar qualquer coisa para gerar vendas! A verdade é que é preciso saber fazer Marketing no Instagram! Mas, se não tens experiência nem conhecimento de Marketing, não te preocupes! A pensar nisso criei a forma mais simples e rápida de aprenderes tudo o que precisas para começar no Instagram com o pé direito! Os detalhes estão disponíveis aqui.

O Instagram evoluiu tanto ao longo dos anos que deixou de ser um canal de comunicação para um canal de Negócios. É uma plataforma multi-canal, que abre imensas possibilidades em termos de estratégias e sistemas de Marketing.

Para te ajudar a criar e implementar a tua estratégia de Marketing, é fundamental compreender os diferentes canais que coexistem dentro do Instagram.

Por isso preparei este Guia Simples de Instagram para Iniciantes. Nele vais conhecer os diferentes canais de comunicação dentro do Instagram e vais aprender a utilizá-los para criar um sistema de Marketing completo. Assim poderás transformar desconhecidos em clientes felizes, sem sair desta Rede Social!

Guia de Instagram Marketing para iniciantes

O Instagram começou em 2010 como uma Rede orientada para fotos. A sua imagem de marca eram as composições visuais criadas no layout de grelha com três colunas do feed.

Podemos entender o feed do Instagram como um Canal de Comunicação Gratuito entre o teu negócio e o Mundo!

Todas estamos familiarizadas com o conceito de feed, é onde as publicações que tu fazes aparecem, por ordem cronológica, a quem visita o teu perfil

Curiosamente foi isto que me cativou, no início, para o Instagram.

Encontrei feeds muito giros que me encantaram e despertaram em mim o desejo de brincar com composições visuais criativas.

Assim como estes, por exemplo:

 

Uma plataforma de Marketing poderosa e multi-canal

No entanto, O Instagram é, hoje em dia, muito mais do que um único Canal de Comunicação!

À medida que o Instagram foi crescendo e desenvolvendo novas funcionalidades e abrindo a possibilidade de novos formatos de conteúdo.

De tal forma que, no presente, é mais uma rede de múltiplos canais interligados entre si. Eu conto 10 canais, o que nos oferece, uma gama interessante e poderosa de formas diferentes de fazer o nosso Marketing.

Neste artigo vou-te apresentar os 10 canais de comunicação dentro do Instagram, de forma a que possas construir um sistema de marketing completo, que te vai permitir transformar desconhecidos em clientes felizes. Ou seja, mesmo começando do zero, podes começar a gerar vendas sem sair do Instagram!

Se bem que nada substitua, na minha opinião, um Blog e uma lista de e-mails! No entanto, a possibilidade de fazer Negócio sem sair do Instagram é, sem dúvida, muito interessante para quem está a começar, uma vez que reduz imenso a curva de aprendizagem e permite assim começar a gerar vendas mais depressa!

 

Anatomia do Instagram – Os 10 canais para transformar desconhecidos em clientes felizes

Eu gosto de pensar no Instagram como um conjunto de canais de comunicação! Para mim, um canal de comunicação é uma forma específica de comunicar com a tua audiência. Por exemplo, publicar uma imagem no meu feed ou enviar uma mensagem privada são formatos muito diferentes de comunicação, que têm um alcance e um impacto diferente. Então o Feed e o Direct (o sistema de mensagens privadas dentro do Instagram) são dois canais diferentes. Como é fácil de perceber, também devem ocupar papéis distintos no teu sistema de Marketing.

O conceito de canal de comunicação é algo que eu descobri que me ajuda a compreender a Anatomia do Instagram e a criar um Sistema de Marketing completo capaz de gerar vendas sem sair da plataforma!

Falar para alguém que não te conhece é muito diferente do que falar para alguém que é teu seguidor e todos os dias vê as tuas publicações, não achas?

Enviar uma mensagem privada no Direct para responder a uma dúvida de um cliente é muito diferente de publicar um vídeo curto no Reels que pode ser visto por milhares de pessoas que nunca viram conteúdo teu antes.

Assim, em cada interacção que temos com a plataforma, precisamos de saber para quem estamos a falar!

 

O primeiro conjunto de 5 canais

Os primeiro 5 da lista de 10 canais de comunicação no Instagram correspondem a diferentes formatos de publicações.

1º Canal – O Feed

O feed é onde publicas as famosas imagens, mas também vídeos curtos (até 60 segundos) e carrosséis (sequências de fotos ou vídeos curtos). As publicações que fazes no teu feed vão ser mostradas maioritariamente aos teus seguidores, mas também vão aparecer no feed de outras contas que ainda não te seguem!

2º Canal – As Histórias

As histórias são publicações rápidas (até 15 segundos) e interactivas com tempo de vida de apenas 24 horas. Só os teus seguidores veem as tuas histórias. Estas publicações não aparecem no feed, são acessíveis apenas a partir da zona superior do ecrã, clicando na foto de perfil.

3º Canal – Os Reels

Os Reels são o formato de vídeos curtos (duração até 30 segundos).

Os Reels são a grande oportunidade do momento de multiplicar o teu alcance!

E são o motivo de estares a ler este texto!

A minha experiência de criar uma conta e, mesmo sem seguidores, conseguir chegar a milhares de pessoas de forma totalmente gratuita, foi tão marcante que senti que precisava de partilhar esta oportunidade.

Mas ninguém sabe por quanto tempo o Instagram vai manter o alcance explosivo dos Reels! Se aumentar o teu alcance é importante para o teu negócio, não desperdices esta oportunidade incrível! Para te ajudar, criei a forma mais simples e rápida de começares a usar o Instagram com o pé direito! Trata-se de um mini-curso de apenas 3 aulas. Podes conhecê-lo aqui!

Os Reels têm um grande poder de atrair novos seguidores porque o Instagram distribui esse formato principalmente para contas que ainda não te seguem!

4º Canal – Instagram Live

Com o Instagram Live podes fazer vídeos em directo. São uma oportunidade incrível de te conectares com a tua audiência, de uma forma mais profunda. Numa live podes passar conteúdos mais longos, podes ter convidados, podes responder a perguntas em directo, podes ensinar, podes promover e podes vender!

5º Canal – IGTV

Na “televisão do Instagram” podes publicar vídeos longos (mais de 60 segundos). O vídeo é o formato de conteúdo mais consumido na Internet. Sempre que possível utiliza legendas. Há ferramentas e aplicativos gratuitos e fáceis de usar para isso. (Se queres um artigo a explicar como colocar legendas em vídeos deixa o teu pedido em comentário). O IGTV é óptimo para nutrir a audiência com vídeos úteis e formativos!

 

Estes 5 formatos de conteúdo correspondem a 5 canais de comunicação “óbvios”. Afinal, toda a gente entende uma Rede Social como um canal onde podemos publicar conteúdo que vai se visto pelos utilizadores da Rede.

No entanto a comunicação do teu negócio com o Mundo dentro do Instagram não se resume às publicações. Há mais 5 canais que não são óbvios, mas que são igualmente importantes para criares o teu sistema de Marketing dentro do Instagram e começares a transformar desconhecidos em clientes felizes.

Vamos a isso?

O segundo conjunto de 5 canais

6º Canal – A Biografia

A Bio (Biografia) é a apresentação do teu perfil.

Com as devidas ressalvas, é como se fosse a homepage do teu site! Gosto de pensar na Bio nestes termos “qual é a primeira impressão que gostaria de deixar aos meus visitantes?” ou “com que mensagem quero receber quem chega pela primeira vez ao meu perfil?”

A Bio compõe-se de 5 elementos principais – foto de perfil, nome, nome de utilizador, descrição e link externo.

Vamos ver cada um deles.

Foto

Escolhe um grande plano do teu melhor sorriso. Ninguém resiste a um sorriso bonito e eu não consigo pensar em nenhuma situação em que um sorriso não seja adequado.

DICA: edita a foto com um fundo garrido para sobressair mais no telemóvel.

 

Nome de Utilizador

O nome da tua conta, que vai aparecer com o símbolo ‘@’ junto a todas as tuas publicações, comentários, mensagens privadas, etc. Vai também aparecer no url da tua conta!

Utiliza um nome fácil de memorizar e representativo de quem és, da tua marca ou do que fazes. O limite é 30 caracteres.

Por exemplo, eu escolhi @marketingcomalma.claudia

Nome

O nome pelo qual és ou queres ser conhecido. Se conseguires, coloca alguma informação adicional neste campo, para te ajudar a identificar e para optimizar o espaço. O mercado em que operas, por exemplo. O limite é 30 caracteres.

Descrição

Um grande e divertido desafio aqui é encaixar uma apresentação do teu negócio em 150  caracteres!

A minha recomendação é que penses numa forma clara, concisa e criativa de responder a estas 4 perguntas:

  1. Para quem é o teu produto ou serviço? Quem queres atrair? Quem é o teu cliente ideal?
  2. O que é que tu vais ajudar o teu cliente ideal alcançar?
  3. Como é que fazes isso?
  4. De que maneira o teu modo de ajudar é único e te diferencia no mercado?

Vê a imagem abaixo para um exemplo de uma descrição que responde a todas elas:

Link Externo

Aqui podes colocar um link clicável para fora do Instagram. Podes colocar o link do teu Blog, da tua página de captura, ou outro.

DICA: Este link é uma peça fundamental do teu sistema de Marketing e toda a tua estratégia deve ser coerente com o que escolhes colocar aqui. Por exemplo, se colocares o link para o teu Blog, não te esqueças de usar a chamada de acção correspondente nas tuas publicações!

Por exemplo: “vê o artigo completo no meu blog (link na –Bio)”

 

Estas foram algumas dicas que podes aplicar já no teu perfil!

Para acelerar o teu sucesso, recomendo que assistas à formação ao vivo

“Vem configurar o teu Instagram para o sucesso”.

Vai ser uma aula prática em directo no Facebook. Toca aqui ou na imagem abaixo para participar.

 

7º Canal – Direct

O Direct é um canal de mensagens de texto que entretanto evoluiu para também permitir vídeo-chamadas. Tem uma funcionalidade equivalente ao Messenger ou Whatsapp, mas faz parte do Instagram. Podes enviar e receber mensagens de qualquer conta, mesmo que não se sigam mutuamente.

8º Canal – Destaques

Destaques – Esta funcionalidade permite “destacar” um número ilimitado de histórias. As histórias destacadas não desaparecem ao fim de 24 horas e podem ser acedidas logo abaixo da Bio, num local privilegiado! Pensa nelas como numa montra ou então uma espécie de menu onde podes oferecer informações importantes para complementar a descrição e mostrar mais da tua marca aos visitantes.

Dica: aproveita os destaques para contar a tua história, partilhar testemunhos de clientes, informar sobre as últimas novidades ou promoções, apresentar os teus produtos ou serviços e mostrar os teus melhores conteúdos.

9º Canal – Comentários

Muitas empreendedoras estão no Instagram por “obrigação” e limitam-se a usar a plataforma para publicar! Só que isto não funciona, e é fácil de perceber porquê! Basta pensar que a função primeira das Redes Sociais é… socializar! Os comentários são uma das principais formas de interacção no Instagram! Responde sempre a todos os comentários dos teus seguidores e comenta as publicações de outras criadoras de conteúdos. Em ambas as situações, a tua disponibilidade para interagir e contribuir de forma significativa para a conversa vai ser determinante quer para nutrir a relação com a tua audiência quer para criar eventuais parcerias.

10º Canal – Guias

Os Guias são uma funcionalidade recente e ainda muito pouco usada dentro do Instagram, se bem que muito interessante. De forma semelhante aos destaques, permite pôr em evidência conjuntos de publicações do feed, organizadas por temas. Podes pensar nos guias quase como artigos de Blog, uma vez que várias publicações sobre o mesmo tema podem ser agrupadas para formar um conteúdo mais longo.

Conclusão

Estes são os 10 canais de comunicação dentro do Instagram. Agora está na hora de colocar em prática e começar a montar o teu sistema de Marketing no Instagram para atrair seguidores e gerar vendas!

Os Reels podem levar a tua mensagem a milhares de pessoas de forma gratuita. Isto representa uma oportunidade incrível para quem está a começar no Instagram! Se divulgar o teu negócio de forma gratuita é importante para ti, não desperdices esta oportunidade e começa hoje mesmo a potencializar o teu perfil!

A forma mais simples e mais rápida de começar com o pé direito no Instagram

que criei um mini curso simples onde podes aprender em apenas 3 horas o que sozinha te levaria 3 meses!

Toca aqui ou na imagem abaixo para participar.

 

Tens alguma dúvida sobre Instagram Marketing ou alguma sugestão de conteúdo? Toca aqui para falar comigo no Messenger.

Gostaste deste artigo? Partilha!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Pensamos que poderás gostar destes Artigos Relacionados com o que acabaste de ver!