Cláudia Horta

6 Formas De Começar A Ganhar Dinheiro Na Internet Em 2021

Índice do Artigo

(Tempo de Leitura: 6 minutos)

Em Abril de 2020, pouco depois de ser decretado o estado de emergência em Portugal, publiquei um vídeo no grupo privado da Comunidade Marketing Com Alma onde partilhei algumas FORMAS DE GANHAR DINHEIRO NA INTERNET.

Gravei esse vídeo a pensar nos Professores de Yoga e Terapeutas que tivessem sido apanhados de surpresa pela Pandemia, e sentissem que não havia nada a fazer a não ser “esperar que tudo volte ao “Normal”. (O vídeo original está agora disponível no Youtube. Clica aqui para assistir.)

Como este tema das formas de ganhar dinheiro na Internet é cada vez mais pertinente, volto a ele, mas, desta vez, não falo (apenas) para Professores de Yoga e Terapeutas, mas falo para Ti, que sempre quiseste Empreender Online e nunca tiveste oportunidade (ou coragem) para o fazer!

Reorganizei as ideias que partilhei no vídeo original e acrescentei mais uma, a única que conheço que te permite, mesmo sem experiência de negócios, mesmo sem espírito empreendedor, mesmo sem conhecimentos de Marketing e mesmo que aches que não tens Sonhos, criares um Negócio Pessoal com sucesso, e desenvolveres as competências e capacidades necessárias para te transformares na pessoa capaz de descobrir e desenvolver o seu próprio potencial. (A isto nós chamamos Crescer Com o Teu Negócio)

Vou então  partilhar 6 formas de começar a ganhar dinheiro na Internet em 2021

1. Criar e vender produtos digitais

produos digitais

Um produto digital é uma peça de informação que pode ser armazenada e entregue através da Internet. Os formatos principais de produtos digitais são texto, imagem, vídeo e áudio, se bem que possa haver formatos mistos.

Alguns exemplo de cada formato que te podem inspirar:

Formato texto

Um livro digital (e-book).

Formato imagem

Templates visuais

Fotografias

Infográfico

Formato Áudio

Palestra

Podcast

Meditação guiada

Tutorial

Formato vídeo

Palestra

Aula

Webinário

 

Como vês há uma variedade de formatos, de acordo com o gosto pessoal e, claro, com o conteúdo que vais criar.

O mais importante é considerar o maior número de ideias possíveis em relação ao tema que vais abordar no teu produto digital.

Depois, é só escolher a melhor ideia e aprender a criar um sistema de Marketing Digital para transformar essa ideia em dinheiro!

2. Criar e vender cursos online

Podes ir um passo mais além do anterior e criar um curso completo online. Um curso é também um produto digital, mas uma forma específica de produto. Coloco o curso online numa categoria à parte, pois é uma espécie mais elaborada de produto digital. Nele ensinas algo, de forma estruturada, e, idealmente, adicionas alguma forma de interacção, alguma forma de os alunos poderem interagir com o professor e/ou uns com os outros. Tipicamente os cursos online são formados por aulas em vídeo (pré-gravadas ou em directo) e podem ser complementados com outros materiais de apoio – áudio, textos, fichas de trabalho,…

 

3. Vender sessões online

A terceira forma de começar a ganhar dinheiro na Internet em 2021 tem mais a ver com serviços do que com produtos – vender sessões online. Pode ser um passo fácil para ti, principalmente se os teus serviços podem ser entregues à distância – terapias, aulas, consultadorias, formações, apresentações, espectáculos,…

Mesmo que nunca te tenhas visto como prestadora de serviços, podes sempre pensar naquilo que mais gostas de fazer e ensinar essa tua paixão através de sessões online. Podes ainda partilhar a tua experiência, seja em que formato for, através de sessões, que podem ser individuais ou de grupo. Deixo-te apenas alguns exemplos, para te inspirar:

– sessões de histórias

– sessões de psicoterapia

– aulas de Yoga

– workshops de culinária

– sessões de canto

– sessões de hipnose

– sessões de reiki

– sessões de coaching

– sessão de treino personalizada

 

É importante perceber a grande diferença entra esta e as duas anteriores formas de começar a ganhar dinheiro na Internet em 2021!

Ao contrário dos produtos digitais e cursos online, as sessões online exigem a tua presença (o teu tempo) para acontecerem! Há várias consequências disso, uma delas é que é um modelo de Negócio com potencial de ganho limitado!

Por outro lado, um produto digital ou um curso online é criado uma única vez e pode ser vendido muitas vezes e durante muito tempo. Nota que é possível que essas vendas sucessivas ao longo do tempo aconteçam de forma “automática”. Assim, tu crias o produto uma única  vez, e, com isso, crias um fluxo de rendimento que perdura no tempo. Na prática, o potencial de ganho de um produto digital é ilimitado.

 

4. Criar um sistema de subscrição!

Este modelo de negócio é um passo mais adiante em relação aos anteriores. Neste caso, ofereces um produto ou serviço, através da Internet, mas com um carácter regular! Por exemplo, todos os meses, ou todas as semanas, ou todos os dias. Vendes uma subscrição – mensalidade ou anuidade, por exemplo – e garantes o acesso ao produto/serviço enquanto a subscrição estiver activa.

DICA: A subscrição deve ser renovável e, idealmente, deve ser renovada de forma automática.

Todas as formas de começar a ganhar dinheiro na Internet em 2021 que vimos até agora têm por base a venda de algo – produto ou serviço – criado por ti. Uma outra opção é vender ou promover (ou seja, ajudar a fazer o Marketing para) um produto ou serviço criado por outra pessoa ou empresa.

Deixa-me fazer aqui um parêntesis para uma observação importante. Fazer uma parceria com uma solopreendedora ou com uma empresa não é incompatível com um negócio baseado na tua paixão e nas tuas competências pessoais!

Há muitas formas de o fazer, hoje falo-te de 2 delas.

5. Participar em programas de afiliados

Os programas de afiliados funcionam como um sistema de recomendações. Em vez de criares os teus próprios produtos, divulgas e promoves produtos (ou serviços) criados e vendidos por outra pessoa ou empresa. De cada vez que uma venda acontece, ganhas uma comissão, de acordo com as condições particulares do Programa.

 

Estes programas são muitíssimo comuns no contexto dos produtos digitais e deram origem a toda uma disciplina dentro do Marketing chamada Marketing de Afiliados.

Ao redor do mundo há incontáveis pessoas que se dedicam exclusivamente a participar em programas de afiliados. Este tipo de empreendedores são muitas vezes mal vistos muito devido ao Marketing agressivo que muitos fazem.

 

Observação importante

É importante perceber que muitos (a maioria?!?) escolhe os programas em que participa exclusivamente em função da expectativa de rendimento e dedica-se a promover produtos que não conhece e nunca usou. Não é disso que estou a falar.

 

Estou a falar de promover e divulgar produtos que tu própria conheces, usas e adoras! Produtos que te encantam tanto que não consegues falar deles sem te sentir entusiasmada!

Porquê? Porque um produto assim é, de certeza, um produto relacionado com aquilo que te apaixona!

 

Podes ter um negócio baseado no modelo de afiliação, mas para mim faz mais sentido participar de programas de afiliados como forma de gerar uma fonte de rendimento secundária e oferecer ao meu público um benefício extra que complemente os benefícios dos meus próprios produtos.

 

Um exemplo

Por exemplo, um dos serviços que presto é Webdesign. Eu crio, desenho e construo Websites para Empreendedoras Digitais. Nessa actividade, eu preciso de utilizar serviços de alojamento. Com o tempo fui experimentando vários serviços e conhecendo os prós e contras das diferentes alternativas existentes no mercado. Finalmente encontrei a solução ideal para mim. Dentro de um mercado que eu conheço é a solução de alojamento que eu uso e que adoro! É aquela solução que transforma algo técnico e aborrecido como o alojamento de um Site num serviço do qual não consigo falar sem ficar entusiasmada!

Então, quando crio um Website, em vez de ignorar o assunto do alojamento, porque não faz parte dos serviços que eu ofereço, eu partilho com as minhas clientes o motivo pelo qual o PowerBlog é a melhor solução para Empreendedores!

 

Agora pensa, que produto seria esse para ti?

 

6. Começar um Negócio de Marketing de Rede Digital

Certamente que conheces o Marketing de Rede. Fazes uma parceria com uma empresa e tens acesso a um negócio pessoal, com um potencial ilimitado de ganho. A empresa cria e distribui os produtos ou serviços. Tu fazes a divulgação. Ganhas uma comissão sempre que alguém a quem tu recomendaste os produtos faz uma compra. Até aqui é parecido com um sistema de afiliados. Com as tuas recomendações crias uma rede de consumidores para os produtos da empresa com a qual fizeste a parceria. O teu principal papel é aprender a promover os produtos e tornares-te numa Profissional de Marketing.

No entanto, no Marketing de Rede podes fazer muito mais do que divulgar os produtos. Podes divulgar a Oportunidade de Negócio, ou seja, podes recomendar a outras pessoas que iniciem um Negócio exactamente igual ao teu. Nesse caso estás a criar uma rede não de consumidores, mas de empreendedores independentes (uma equipa). Cada um deles vai divulgar os produtos da empresa e, assim, criar uma rede de clientes, e tu ganhas mais comissões. Neste caso, o teu papel não é apenas promover a Oportunidade de Negócio (o que é semelhante a promover os produtos). Compete-te também liderar a tua equipa e ajudar todos a Crescer, tornando-se, cada um deles, em Profissionais de Marketing! Tu torna-te assim numa líder. Aprendes a dar formação, fazer mentoria, gerir equipas e liderar.

Como sabes, não acaba por aqui! Na verdade, os membros da tua equipa vão também eles, divulgar a Oportunidade de Negócio, recomendando a outras pessoas que iniciem um Negócio exactamente igual ao deles! E assim, cada vez mais empreendedores independentes vão entrando para a tua equipa, e tu ganhas ainda mais comissões. Agora o teu principal papel é ajudar os membros da tua equipa a serem líderes das suas próprias equipas!

Esta é, na versão mais resumida que consigo, a explicação do modelo de negócio do Marketing de Rede!

É fantástico, não é?

Uma oportunidade de Marketing de Rede, a única que conheço que permite a qualquer pessoa, mesmo sem experiência de negócios, mesmo sem espírito empreendedor, mesmo sem conhecimentos de Marketing e mesmo que ache que não tem Sonhos, criar um Negócio Pessoal com sucesso a longo prazo e desenvolver as competências e capacidades necessárias para se transformar na pessoa capaz de descobrir e desenvolver o seu próprio potencial. (A isto nós chamamos Crescer Com o Seu Negócio)

O melhor de dois mundos!

Se juntares o Marketing de Rede com o Marketing Digital, crias uma combinação explosiva quer em termos dos resultados que podes alcançar, quer da velocidade com que o podes fazer.

São estas as 6 FORMAS DE COMEÇAR A GANHAR DINHEIRO NA INTERNET EM 2021 que escolhi para Ti. Qual delas mais te entusiasma? Diz-me nos comentários!

Gostaste deste artigo? Partilha!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Pensamos que poderás gostar destes Artigos Relacionados com o que acabaste de ver!